O mau hálito (halitose) é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca ou da respiração. Na maioria das vezes o mau hálito é não é um problema de saúde, mas sim uma alteração fisiológica que muda o odor do hálito.
Estiva-se que mais de 30% da população brasileira sofra de forma crônica desse problema, porém ao acordar quase todos temos mau hálito. A halitose pode tornar-se um problema desagradável que dificulta as relações pessoais.
Pode ser embaraçoso e constrangedor, tanto que muitas pessoas relutam até em mencioná-la ao dentista. Mas também é bastante comum e, por isso mesmo, muito possível de tratar.
Causas da Halitose:
- Ingestão de certos alimentos como, por exemplo, Alho ou Cebola;
- Doenças sistêmicas tais como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins;
- Gengivite;
- Higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental);
- Tabaco e produtos alcoólicos.
- O mau hálito pode ser consequência da alimentação, jejum prolongado, má higiene oral, baixo fluxo salivar.
- A diminuição da produção de saliva (xerostomia ou boca seca) causada por certos medicamentos, que a pessoa possa estar tomando e que diminuam a salivação como efeito colateral, estresse excessivo, certas doenças.
- Essa diminuição da quantidade de saliva favorece a formação de uma placa bacteriana (camada esbranquiçada) na parte posterior da língua, chamada de saburra lingual e no interior das amígdalas, em forma de uma pequena bolinha amarelada, chamadas cáseos amigdalianos podem produzir odor ruim.
O Tratamento
Para o tratamento da Halitose e das alterações de comportamento que ela provoca, você deve consultar um de nossos profissionais. Para tratar a halitose é preciso olhar para o paciente como um todo, pois é muito comum existirem causas associadas.
A investigação das causas da Halitose se iniciará por questionário bem detalhado (anamnese) onde são respondidas diversas perguntas sobre a saúde médico-odontológica do paciente. Além disso, é fundamental avaliar criteriosamente as alterações de comportamento relacionadas com o mau hálito, que o paciente adquiriu.
A próxima etapa é fazer um exame bucal completo onde serão avaliadas as condições dos dentes, gengiva, periodonto, tecidos moles (lábios, bochechas, etc.), língua, amígdalas e como está a higiene bucal do paciente.
Reunindo todos estes dados chegam-se a um diagnóstico da (s) causa(s) do mau hálito, e é estabelecido um plano de tratamento. Através deste, o paciente será informado de todas as informações pertinentes ao diagnóstico e tratamento de seu problema, o que terá de ser feito para resolvê-lo, o custo total do tratamento e quantas sessões serão necessárias para o seu caso.
Saudável mesmo é Sorrir Mais.
Agende Agora sua Consulta
pelo WhatsApp!
Sabemos que a melhor experiência é sorrir,
então venha sorrir com a gente.