A implantodontia é uma especialidade da Odontologia que consiste em anexar à mandíbula ou a maxila, um implante, conhecido como implante dental ósseo integrado, local onde deveria estar localizada a raiz do dente natural.
O implante é inserido como uma espécie de suporte, para que uma prótese, que pode ser fixa ou removível, seja feita sobre ele, trabalhando na reposição de um elemento dental, ótima opção para substituir dentes perdidos.
O implante é mais eficaz que pontes ou dentaduras, que podem provocar incômodos e serem esteticamente desagradáveis. Há também a possibilidade de realizar um procedimento de enxerto ósseo, em casos de deficiência na quantidade de osso para o implante, podendo ser do próprio paciente, de banco de ossos ou uso de osso sintético.
Os materiais usados na implantodontia geralmente são feitos à base de titânio, como os pinos que compõem a prótese, capazes de se unir ao osso, e devem possuir um extremo grau de qualidade e pureza, para garantir a segurança do paciente.
Implantes ósseo integrado
São implantados por meio cirúrgico diretamente no osso. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante.
Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:
Prótese Protocolo
Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único inconveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.
Prótese Overdenture
Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.
Saudável mesmo é Sorrir Mais.
Agende Agora sua Consulta
pelo WhatsApp!
Sabemos que a melhor experiência é sorrir,
então venha sorrir com a gente.