É a especialidade da Odontologia que cuida de tudo que fica ao redor dos dentes. Gengivas, osso e ligamento periodontal.
Gengivite: É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite.
A gengivite é, portanto, geralmente causada pela higienização inadequada dos dentes (escovação incompleta e o não uso de fio dental) se não se proceder à higienização bucal diária e corretamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana se forma e as bactérias nela contidas poderão infeccionar a gengiva causando a inflamação.
O principal sinal da gengivite é gengiva extremamente inflamada, sensível, avermelhada, que sangram facilmente. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que os demais tecidos periodontais não tenham sido atingidos.
Periodontite
Esta doença usualmente indolor pode passar desapercebida por muitos anos. Caso a gengivite não seja tratada no início, as bactérias se alastram pelo interior da gengiva formando cavidades profundas entre a raiz do dente e o osso subjacente, são as “bolsas periodontais”, cavidades que acumulam placa num ambiente sem oxigênio, estimulando, assim, o crescimento das bactérias.
Se o processo continuar poderá levar à destruição dos tecidos de sustentação e do osso que suporta os dentes, fazendo com que os dentes migrem ou mudem de lugar, acontecendo uma perda óssea, retrações, e defeitos maiores que prejudicam a estética e a escovação devido a mobilidade, evoluindo para a perda do dente.
O Tratamento
É feito a remoção do cálculo dental (tártaro) através de raspagem periodontal e alisamento das raízes dos dentes (limpeza) com excelentes equipamentos que promovem a remoção desses detritos com rapidez e maior conforto para o paciente.
Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.
Além disso, fazemos orientação de higiene oral exclusiva e direcionada para cada pessoa e cuidamos da manutenção do estado de saúde da boca.
A prevenção sempre é a melhor escolha, orientando os pacientes a usar escova de dentes, fio dental, escova interdental, escova de tufo, limpador de língua e métodos coadjuvantes, como os bochechos, corretamente. Cada paciente é diferente e cada um terá seu próprio método para ter uma limpeza bucal eficiente.
Saudável mesmo é Sorrir Mais.
Agende Agora sua Consulta
pelo WhatsApp!
Sabemos que a melhor experiência é sorrir,
então venha sorrir com a gente.